Cultivando Cannabis

Sementes Automáticas de Cannabis – Tire suas Dúvidas

As Sementes Automáticas de Cannabis já são bem conhecidas por todos os cultivadores da planta. Mesmo assim, nem todo mundo tem experiência com esse tipo de plantio, muita gente nunca teve vontade (como eu, que estou escrevendo esse artigo). Vamos abordar aqui neste texto, todas as informações sobre o assunto, quando as auto são indicadas e quando não são.

Para começar, é importante trazer a informação de que as plantas de Cannabis automáticas ou autoflorescentes, são relativamente novas. 

Isso significa que antes dos anos 2000, era algo ainda recém descoberto e era uma tecnologia ainda muito embrionária e pouco explorada, pouca gente conhecia.

As Sementes Automáticas de Cannabis tem como característica ter a vida inteira em um padrão único de quantidade de horas que recebe de luz no dia. 

Diferente das fotoperiódicas, que devem passar por uma mudança na quantidade de horas de luz por dia, para começar a florir.

Os benefícios prometidos pelas sementes automáticas são de que o grower terá um cultivo mais simples e mais rápido. Mas, embora seja uma tecnologia nova, as sementes automáticas ainda encontram algumas dificuldades e resistência por parte de muitos growers.

Se você quiser saber tudo sobre o assunto, fique tranquilo, você está no lugar certo! Para que tenha um pleno entendimento, passaremos pelos tópicos:

  • De onde vieram as sementes automáticas?
  • Qual a diferença da Seed Auto?
  • Quais são os benefícios?
  • Quais são os malefícios?
  • Para quem vale a pena as sementes autoflorescentes?
  • Quanto rende um pé de Cannabis de semente automática?
  • Onde comprar Sementes de Cannabis?
  • Como Plantar a Cannabis Automática?

Está preparado? Vamos nessa!

De onde vieram as sementes automáticas?

As Sementes Automáticas de Cannabis vem do cruzamento de plantas com predominância Indica ou Sativa com uma Cannabis Ruderalis. 

A Cannabis Ruderalis normalmente não é procurada pelos growers, porque não produz buds de muita qualidade e também as plantas Ruderalis não tem um rendimento agradável.

Maaaaas, ela tem a característica de ser autoflorescente. Por isso, ela é cruzada com a semente tradicional, se tornando automática.

Qual a diferença da Semente Automática de Cannabis?

A principal diferença das sementes de Cannabis automáticas, é justamente que ela inicia o seu processo de floração automaticamente. Sem precisar de nenhuma alteração na quantidade de horas de luz que ela recebe no dia.

Normalmente, as sementes autoflorescentes nascem e morrem recebendo entre 18 e 20 horas de luz por dia. Em alguns casos, até 24 horas de luz por dia (nunca vi, mas já ouvi falar).

Enquanto que as sementes tradicionais, regulares ou feminizadas, começam a florir com uma mudança na quantidade de horas de luz por dia. 

A planta cresce em raízes e estruturas com 18 horas de luz por dia, essa é a sua fase vegetativa e pode demorar pouco menos de um mês, até três meses ou mais, vai do quanto o grower quer deixar. 

Quando o grower muda a quantidade de horas de luz por dia, na verdade, horas de escuro, para 12 horas por dia, a planta inicia sua fase de floração.

É interessante dizer que essa mudança no fotoperíodo pode ser feita com o auxílio de um timer na tomada. É possível controlar perfeitamente, mas o timer só funciona para Cultivo Indoor, em estufas.

Já no Cultivo Outdoor, as plantas entram em floração com a chegada do outono/ inverno e uma diminuição nas horas de luz que tem o dia. No inverno tem menos sol do que no verão e por isso, no Cultivo Outdoor, é indicado começar o cultivo no verão para colher no inverno.

Vale ressaltar, que tanto as automáticas, quanto as de fotoperíodo são plantas do sexo feminino. A diferença entre elas é justamente o processo de floração, como se dá…

Quais são os benefícios?

Os principais benefícios das plantas automáticas são a velocidade e a praticidade. O grower tem uma colheita ali, em cerca de três meses (apesar de que isso nem pode ser considerado um grande diferencial, porque as feminizadas também podem ter um ciclo completo em cerca de três meses). 

E a praticidade, porque o grower só coloca o timer em 18 horas de luz por dia e esquece, mas que também é uma besteira, porque não dá trabalho alterar o fotoperíodo… 

Quais são os malefícios?

Para muitos growers, as Sementes Automáticas de Cannabis produzem flores com menor qualidade. Qualidade inferior, quando se trata de sabor, aroma e potência.

Palavra do grower: ainda que eu desconheça um estudo que comprove isso da autoflorescente ser inferior, optei por não experimentar automáticas. Acho que não faz sentido pra mim… Não vejo dificuldade com as fotoperiódicas… Talvez um dia experimente cultivar uma automática…

Para quem vale a pena as sementes autoflorescentes?

Agora, existe um diferencial real para quem planta Cannabis Autoflorescentes. Quem tem um grow grande, sem divisão e quer ter colheitas constantes, pode usar as sementes automáticas e colocar plantas dentro do grow, uma vez por semana, por exemplo.

Assim, depois de um tempo, o grower terá colheitas quase que semanais. 

Isso é inviável de se fazer com plantas de fotoperíodo

Porque não dá para colocar uma planta recém nascida em um grow com quantidade de horas de luz de floração, de 12 horas por dia. Ela simplesmente não vai ter um bom desenvolvimento, uma boa fase de vegetação.

Palavra do grower: apesar de nunca ter tido uma planta auto, já ouvi de growers de referência que as automáticas realmente são piores. Diante disso, não fez sentido pra mim, testar ainda e sempre acabo optando pelas tradicionais. Mas, quem sabe um dia, chega a hora de ter uma plantinha auto…

Quanto rende um pé de Cannabis de semente automática?

Não é possível afirmar um rendimento certo sobre uma planta de Cannabis. Isso varia de acordo com a qualidade do cultivo, qualidade da iluminação, genética… 

São muitos fatores que impactam o rendimento final do cultivo.

Mas, sobre o rendimento das plantas automáticas, o que se fala é que normalmente, rendem menos do que as plantas de fotoperíodo.

O grower que está começando pode colocar como meta, ter 50 gramas de flores em seu cultivo, por exemplo. 

Mas não acho que seja interessante se apegar a isso, o foco deve ser a evolução e o aprendizado.

É possível fazer Treinamentos nas Plantas Automáticas?

Treinamentos são procedimentos feitos com a planta visando aumentar o seu rendimento. Podemos citar aqui, como exemplo: a poda top e também as amarras.

Os treinamentos para as plantas automáticas geram uma certa divisão entre os growers. Como essas plantas tem um tempo curto até entrar em floração, fazer treinamentos podem prejudicar o rendimento, ao invés de melhorar. Se você fizer uma poda top quando a planta estiver começando a florir, pode ter um impacto bem ruim.

Então, não vejo sendo muito indicados treinamentos para plantas automáticas. Apesar disso, já vi growers que fazem… O treinamento que pode ser feito é o Low Stress Training (Amarras), porque não estressam a planta e sendo assim, ela não precisa passar por um tempo de recuperação.

Onde comprar Sementes de Cannabis?

Existem páginas no Instagram e Sites que vendem Sementes de Cannabis. Podemos citar aqui a Flora Urbana, o Milgrows, dentre outros. Tome cuidado com páginas que dão golpes e sempre busque boas referências.

Tem uma página no Insta, Golpes4e20, que faz um trabalho bem interessante de divulgar páginas de confiança e páginas que não são de confiança.

Palavra do grower: escolher a semente é bem legal e acho que o mais importante é se atentar com a qualidade de quem produziu as sementes. Buscar os melhores seed banks, com as melhores genéticas. Eu, particularmente, nem ligo para o quanto vai custar a semente, só quero encontrar a melhor genética que tiver no universo, o resto é história… hahahah…

Tem alguns Seed Banks que são bem renomados, podemos citar:

DNA Genetics

Royal Queen Seeds

Dutch Passion

Sensi Seeds

Compound Genetics

Essa planta da imagem não é automática não… É Feminizada, a Strain é a Spumoni, da The Plug Seed Bank. Imagem meramente ilustrativa.

Como plantar Cannabis Automática?

O processo de plantio de uma Cannabis Automática não se difere de outros cultivos.

O grower deve ter uma bela estrutura e tudo adequado:

  • Estufa de Qualidade
  • Sistema de Iluminação eficiente
  • Escolher Vasos legais
  • Ter um substrato de qualidade com fertilização adequada
  • Saber fazer uma rega de qualidade

Plantar Cannabis não é uma ciência tão fácil, mas também por outro lado, é fácil! É fácil quando se está disposto a fazer as coisas bem feitas, dando o melhor possível. Tenha acesso aqui a um artigo completo sobre como plantar Cannabis.

Opinião do grower: já vi growers experientes plantando Cannabis Auto, mas de uma maneira geral, vejo os melhores growers usando plantas de fotoperíodo, então pra mim essa nem é uma dúvida. Só sigo os melhores e acaba que eu nunca plantei nenhuma seed desse tipo.

Esperamos ter ajudado sobre as sementes automáticas.

Se você quiser saber sobre todos os tipos de sementes, clique aqui no link.

Forte abraço,

Cultivando Cannabis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress