Cultivando Cannabis

Cultivando Cannabis

Cultivo Indoor: o plantio da cannabis em estufas

O Cultivo Indoor é o modo de plantar a Cannabis em estufas, grows. Esse método de cultivo é muito popularizado e tem um benefício muito importante: poder controlar diversas variáveis de modo a criar um ecossistema perfeito para o desenvolvimento da Cannabis.

Além de uma semente com uma boa genética, um bom vaso, um bom substrato e uma frequência de rega adequada, existem outros fatores que influenciam no cultivo.

Podemos citar, por exemplo: iluminação, umidade e temperatura.

Aí vem uma vantagem do cultivo indoor, com uma estufa, você tem um melhor controle sobre o clima em que a sua planta está vivendo. 

Além disso, é bom para pessoas que moram em apartamento e pessoas que querem ter um plantio mais discreto também.

Por último, o cultivo indoor também tem menos problemas com relação a pragas.

Confira abaixo dicas para fazer o seu Cultivo Indoor! Vamos pela seguinte sequência:

  • Entendendo: Indoor x Outdoor
  • Ter uma boa Estufa
  • Iluminação para Cultivo Indoor
  • Exaustão e Ventilação
  • Temperatura e umidade controladas
  • Outros fatores que impactam o cultivo

Entendendo: Indoor x Outdoor

Diferente do cultivo indoor, o cultivo outdoor é feito ao ar livre, como foi feito com todas as plantas e em toda a história da humanidade.

É um cultivo que pode ser feito em jardins, fazendas e qualquer lugar que funcione para ter uma planta, lembrando que a cannabis precisa de bastante luz.

Já o cultivo indoor é feito em estufas, são ambientes artificiais, criados e controlados para gerar condições ideais para o cultivo da cannabis.

O cultivo indoor possibilita o plantio em locais que antes não seriam muito viáveis por questões de clima, ou espaço.

Ter uma boa Estufa

Ter uma boa estufa é muito importante para começar com o cultivo indoor.

Existe a possibilidade de montar um grow caseiro, utilizando materiais variados como canos de pvc. É bastante interessante porque é possível economizar uma grana e isso faz sentido para começar.

Também tem as estufas que são elaboradas para esse mercado de plantio da cannabis. Essas, valem muito a pena também. 

Às vezes você ganha mais optando por fazer um investimento, do que montando sua própria estufa, vai depender de cada um. 

Os growers mais experientes produzem em estufas de marcas conhecidas como a Garden High, então é algo que sim, faz sentido.

A parte do planejamento é algo muito importante para ter um bom resultado final e a escolha de um bom grow faz parte disso.

Tamanho do grow

É importante escolher o tamanho do seu grow em combinação com a quantidade de plantas que você quer ter e principalmente na iluminação que você vai ter dentro da sua estufa.

Então, o tamanho do grow também impacta no investimento em todo o resto do cultivo.

O tamanho do grow deverá ser proporcional a:

Até o trabalho de cultivo é proporcional a esse ponto.

Existem grows mais comuns com os seguintes tamanhos:

  • 60cm X 60cm
  • 80cm X 80cm
  • 1m X 1m
  • 2m X 2m

Acredito que a marca que produz estufas mais conhecida é a Garden High, bastante renomada.

Iluminação para Cultivo Indoor

Como abordado anteriormente, a iluminação deve ser proporcional ao tamanho do cultivo. Dentre as opções de luz para o cultivo em estufas, podemos citar os seguintes modelos:

  • HQI: lâmpada de vapor metálico, tem o benefício do preço mas esquenta muito e também gasta muita energia.
  • HPS: lâmpada de vapor de sódio, tem o benefício do preço mas esquenta muito e também gasta muita energia.

As HQI e HPS são comumente utilizadas em conjunto, porque uma é boa para a fase vegetativa da cannabis e a outra para a fase de floração.

  • Led COB
  • Quantum Board

São tecnologias similares, mas o Quantum Board gera uma disponibilidade de energia melhor pela área do cultivo, é mais eficiente e esquenta menos. O investimento é um pouco maior, mas tem um gasto de energia melhor tb.

Você pode escolher qualquer um desses tipos de iluminação, apesar do Quantum Board ser considerado por muitos, a escolha ideal.

A questão chave é definir a potência do painel, que deve ser combinada com o tamanho da estufa.

Um exemplo de combinação entre grow e painel de luz para o cultivo indoor iniciante pode ser: estufa de 60cm X 60cm com um Led Quantum Board com a partir de 120W.

Exaustão e Ventilação

Assim como na natureza, dentro de um grow, deve haver circulação e troca de ar.

O Cultivo Indoor deve gerar um ecossistema de exaustão e ventilação constante para a boa saúde das plantas.

A Garden High também produz exaustores e ventiladores que são ideais para o cultivo indoor.

Se você optar por fazer uma estufa mais caseira, também pode optar por coolers de computadores para ajudar na exaustão e ventilação dentro do grow.

Como saber qual a exaustão ideal do cultivo?

O ideal é que o ar de dentro do grow seja trocado pelo menos 60x a cada 5 minutos. Então você deve comparar a vazão do exaustor com a área da estufa.

Os exaustores são colocados na parte mais alta do grow, para retirar o ar mais quente de dentro da estufa. É comum o uso de Indutores também, para colocar ar novo para dentro do grow.

Os indutores ficam na parte baixa, os exaustores na parte alta. Ar fresco para dentro da estufa, ar quente para fora da estufa.

Outra dica com relação a exaustão é: você pode usar filtros de carvão para retirar o cheiro das plantas, caso não deseje ter cheiro de cannabis exalando por aí…

Temperatura

A temperatura é bastante relevante e é algo que deve ser observado. A temperatura ideal para o cultivo não deve passar de 28 graus, a partir disso, não é saudável para a vida da planta.

Durante a fase de vegetação, é possível deixar a temperatura mais alta, a temperatura ideal para a floração é mais baixa.

Os equipamentos de iluminação normalmente produzem calor dentro do grow e em cidades quentes, é necessário ter atenção a este ponto e um sistema de exaustão e ventilação pode ser bem importante.

Muitos growers também usam ar condicionado para manter a temperatura ideal dentro do cultivo. Temperaturas muito baixas também não é legal.

Umidade 

Também não é muito legal que a planta esteja em um ambiente com muita umidade, porque além de ser mais fácil para mofos se proliferarem, as flores perdem muita qualidade.

Durante a floração, é importante uma baixa umidade. Isso porque a planta produz flores com mais resina e diversos componentes químicos. 

Canabinóides são produzidos em maior escala em umidade baixa, como 50%.

É comum para o cultivo indoor a utilização de termohigrômetros para medir temperatura e umidade dentro do grow. Vale a pena, não é caro e pode ajudar bastante. 

Mas também é possível fazer um cultivo sem essas medições, só não é o mais indicado.

Essas são as características mais importantes quando se fala de um cultivo indoor. 

É importante entender que todos os itens devem conversar entre si, para criar um ambiente ideal e de equilíbrio para a vida das plantas.

Para além disso, existem pontos que são bem importantes para qualquer plantio. Confira!

Outros fatores que impactam o cultivo

Existem outros inúmeros fatores que você deve estar atento com relação a cultivar cannabis. Vamos citar abaixo alguns deles:

Vaso

A escolha de um vaso e seu tamanho devem ser observadas e combinadas com o tamanho da estufa. Os vasos Airpots são excelentes para o plantio da cannabis, são vasos furados, que permitem uma excelente oxigenação nas raízes das plantas.

Os vasos de feltro também são bons, pela parte da oxigenação, mas os airpots estão um passo à frente como ideais para cultivar.

Substrato

Também é importante no cultivo, ter um solo que faça sentido para as características da sua planta. São ideais para cultivo da cannabis, substratos aerados, com boa oxigenação no solo.

Você também deverá escolher entre substratos orgânicos, ricos em nutrientes e substratos inertes, sem nutrientes e você alimenta a planta com fertilizantes durante as regas.

Semente

Esse é um dos pontos mais importantes de todo o cultivo, cabe considerar que: a semente deve ser fêmea para produzir flores e a genética deve ser de qualidade para produzir belas flores.

Rega

A rega é uma das coisas que mais se repete durante uma plantação. Então, dominar a arte de regar também é relevante.

Rega é equilíbrio, então não é interessante deixar o solo totalmente molhado ou totalmente seco. O ideal é buscar a alternância entre solo seco e úmido, mas sem exagerar.

Uma dica interessante é sentir o peso do vaso e comparar, após uma rega estará mais pesado e quando estiver mais seco, estará mais leve.

Assim, será possível saber melhor a hora de fornecer água para a planta.

Treinamentos no Cultivo Indoor

O grower que está plantando em estufas, pode optar também por fazer treinamentos em suas plantas para maximizar o rendimento do cultivo. A ideia com os treinamentos é: melhorar o aproveitamento da luz, melhorar o aproveitamento da estufa e assim, ter um cultivo mais produtivo.

Alguns dos treinamentos comumente realizados são:

Tendo atenção a todos os pontos e cuidado com o plantio, é possível alcançar lindas colheitas.

Esperamos ter contribuído,

Forte abraço

Cultivando Cannabis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress