Cultivando Cannabis

LST: Treinamento de Amarras para a Cannabis

O Low Stress Training, traduzido como treinamento de baixo estresse, é uma forma excelente de tentar aumentar o rendimento da sua planta de Cannabis.

A técnica consiste em fazer amarras, de modo a “abrir” os galhos da planta, fazendo com que ela receba e absorva mais luz. 

Além da luz, o treinamento de baixo estresse ajuda no aproveitamento do espaço, sendo bem interessante para grows com menor altura.

Inclusive é importante ressaltar que isso é o que mais importa: entender porque fazer amarras no seu pé de Cannabis.

Ainda bem que aqui no blog da Cultivando Cannabis, você irá aprender não só a aplicar esse treinamento, mas também: porque fazer amarras, você irá entender, por qual motivo o LST é bom para o seu cultivo.

Também teremos outros conteúdos sobre outros treinamentos, aqui, se preocupe apenas com as amarras.

  • O que é o LST?
  • Para que servem as amarrações na Cannabis?
  • Qual a melhor hora para fazer o LST?
  • Como fazer as amarras?
  • Cuidados na hora de amarrar sua planta
  • Outros treinamentos para a planta de Cannabis

A ideia é que quem ler este conteúdo até o final, saia desta página com condição para fazer boas amarras e botar o LST em prática. Bora?!

O que é o Low Stress Training?

O Low Stress Training é uma técnica que consiste na amarração dos galhos da planta de Cannabis para melhorar o aproveitamento da luz e do espaço do cultivo.

Ela é chamada de Treinamento de Baixo Estresse porque não é uma técnica agressiva com a planta, mesmo assim, é bom tomar alguns cuidados na hora de fazer as amarras. Ela é uma técnica bastante utilizada com a Poda Top também.

Para quem servem as amarrações na Cannabis?

Fazer as amarras ou o LST, serve para melhorar o aproveitamento de luz da planta. E também, para aproveitar melhor o espaço dentro do grow (para quem cultiva indoor).

Isso porque as amarras ampliam a área da planta que recebe luz diretamente e a qualidade da iluminação/ absorção de luz é fundamental no desenvolvimento das flores.

Os buds se desenvolvem nas gemas, então é importante ter o maior número de gemas recebendo luz forte e direta. Também por isso, é comum fazer defoliações e poda top junto com as amarras.

Sendo assim, as amarras podem aumentar a quantidade de top buds da sua planta

Assim, ela também pode aumentar o rendimento total da planta em peso, aumentando a quantidade dos buds grandes.

A Cannabis tem uma tendência de priorizar o seu primeiro topo, tecnicamente você pode chamar isso de dominância apical. Ela cresce como um poste e os outros galhos auxiliares ficam menores e não recebem tanta energia quanto esse primeiro topo.

As amarras fazem com que outros galhos também recebam uma boa quantidade de luz e possam se desenvolver de maneira similar. 

Então, fazer amarras e uma poda top é um meio de quebrar a dominância apical da planta.

Outro ponto é: para os growers que plantam em espaço mais reduzido em altura, as amarras ajudam a planta a ficar mais baixa também.

Qual a melhor hora para fazer as amarras na sua planta?

Esse é um ponto que depende do desenvolvimento da planta. Você precisa que os galhos auxiliares tenham o mínimo de desenvolvimento, para poder puxar estes galhos e amarrá-los.

Isso vai variar inclusive com a genética da planta, tem algumas genéticas que têm um desenvolvimento de galhos auxiliares mais rápido que outras.

Veja abaixo uma ilustração para que você entenda o que a gente está chamando de galhos auxiliares:

Como fazer as amarras?

Pense que o objetivo é abrir a planta para aumentar a quantidade de gemas que recebem luz diretamente, então, você pode fazer isso de inúmeras formas.

O mais comum, é amarrar o barbante no vaso airport e aproveitar os buraquinhos do airpot para fazer as amarras.

Mas você pode fazer com um pregador nos vasos de plástico, por exemplo.

Dica do grower: eu já fiz amarra até com palitos para furar o vaso de pano. O que importa é aumentar a quantidade de gemas que recebem luz diretamente, tentando dar o máximo de equilíbrio para os galhos da planta.

A ideia é: com linhas ou barbantes, abrir a planta e aumentar o seu espaço. Veja abaixo exemplo de LST:

Na hora em que as amarras e uma defoliação foi feita.

Low Stress Training (LST) Amarras

E dois dias depois das amarras.

Cannabis 2 Dias Após LST

Os buds vão nascer na floração, nesses locais circulados em vermelho, veja abaixo:

Nessa planta do exemplo, foi feito junto às amarras, uma poda top, tudo com o intuito de quebrar a dominância apical e ter o maior número de top buds (que são os buds com maior qualidade e também os buds mais pesados).

Cuidados na hora de amarrar sua planta

É importante, na hora de amarrar os galhos do seu pé de cannabis tomar acredito que dois cuidados:

  • Não adianta fazer uma amarração muito frágil, que não sustente e quando você olhar duas horas depois, a amarra já saiu do galho e também que não cumpra seu papel de abrir a planta.
  • Não fazer uma amarra tão forte a ponto de lesionar a saúde do galho. É comum rachaduras e até quebras em galhos quando amarrados sem cuidado.

É possível tirar a conclusão que o melhor é o equilíbrio fazer o Low Stress Training com qualidade e calma, com o tempo o grower vai pegando a prática e evoluindo na técnica.

Outros treinamentos para a Cannabis render mais

Existem outros treinamentos que podem ser feitos visando aumentar o rendimento da Cannabis e fazer com que ela produza mais flores e mais pesadas. Se você quer plantar com mais qualidade, vale estudar os treinamentos.

Podemos citar aqui alguns exemplos:

  • Transplante
  • Poda TOP
  • Poda FIM
  • HST – Super Cropping
  • Defoliações

Esses são os mais básicos, lembrando que o grower pode optar por fazer vários treinamentos na planta.

Dica do grower: usar LST junto com uma poda TOP e fazer defoliações também, são suficientes para ter um excelente resultado sem “inventar” muita arte. 

Lembrando também que todas essas ideias são com foco em alavancar o rendimento do pé de cannabis, então você também sendo grower de primeira viagem, pode optar por fazer nenhum treinamento também… Mas no final, acho que os treinamentos são válidos e legais de experimentar.

Esperamos ter contribuído e que com esse conteúdo, você tenha condições de fazer as amarras na sua plantinha.

Forte abraço,

Cultivando Cannabis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress