A Poda Top ou Poda Apical é um excelente treinamento para se fazer na Cannabis. Com a poda, é possível aumentar a quantidade de topos e assim, melhorar a colheita final.
É, talvez, o treinamento mais conhecido e utilizado pelos growers. Além de muito simples, a poda top também é bastante eficiente.
A Poda Top melhora a distribuição de nutrientes pela planta, melhorando a colheita como um todo.
Aqui neste artigo, você não saberá só fazer a poda top e o momento certo para aplicar o treinamento. Vamos explicar também o motivo dessa técnica funcionar, o porquê disso tudo.
Está preparado? Vem com a gente! Vamos passar pelos seguintes tópicos:
- Porque funciona? Qual é o sentido?
- Quando fazer a Poda Top?
- Como fazer a Poda Apical?
- Poda Top + Low Stress Training
Porque funciona? Qual é o sentido?
A Cannabis (isso também acontece com outras plantas), devido à sua necessidade de luz, tende a crescer verticalmente.
Cientificamente falando, isso se deve a um hormônio chamado Auxina.
Este hormônio faz com que a Cannabis envie a sua energia e fluxo de seiva para o topo.
Os galhos auxiliares, as ramificações laterais não recebem prioridade na distribuição de energia e nutrientes da planta e acabam não se desenvolvendo ou se desenvolvendo pouco.
Essa é a chamada Dominância Apical. E o resultado é uma planta reta e vertical, com um topo grande, como um poste, com pequenas ramificações laterais.
Quando o grower faz a poda top, que é a retirada com uma tesoura do topo da planta, ele quebra essa Dominância Apical.
Fazendo com que a Cannabis passe a distribuir a sua energia e seiva para as ramificações laterais. O resultado é um número maior de Top Buds, resultando em uma colheita de mais qualidade.
Com a técnica, é possível aproveitar melhor o espaço do grow e, para muitos growers, o treinamento também ajuda a engrossar o caule, o que é muito importante para o fluxo de seiva.
Tudo isso é muito importante para quem quer ter bons rendimentos na hora de plantar a Cannabis.
Quando fazer a Poda Top?
É possível fazer a Poda Top durante o período Vegetativo. É recomendado que a planta já tenha o mínimo de estrutura em folhas e raízes quando for executar a técnica.
De grower para grower: normalmente, coloco em prática a poda apical, quando a planta já possui em média 5 nós. Olho também para o desenvolvimento das ramificações auxiliares, se já começou a brotar na planta.
Um nó é um par de folhas que nasce no pé da Cannabis, aí você conta os pares de folhas. Ignorando o primeiro de todos que abre com a semente, que são os chamados Cotiledones.
Como fazer a Poda Apical?
Fazer a Poda Top é muito simples. Basicamente, pegar uma tesoura afiada e cortar o topo da planta, rente ao último nó.
Veja imagem abaixo:
Acredito que essa seja uma parte bem mais simples do que entender porque a poda top funciona…
O grower pode utilizar pó de canela para ajudar na cicatrização da planta. Alguns growers também usam cera de vela para tapar possíveis machucados.
Low Stress Training
Uma técnica que é muito comum de se ver, acompanhando a Poda Apical, é o Low Stress Training.
O Low Stress Training, na verdade, são amarras colocadas de modo a espalhar os galhos e as gemas apicais da planta. O LST também tem o intuito de aumentar o número de top buds, aproveitar melhor a iluminação e aumentar o rendimento das plantas.
Enquanto que hormonalmente e fisiologicamente, a poda top contribui para o desenvolvimento das ramificações laterais da cannabis, as amarras colocam os galhos na mesma altura e com a mesma condição de iluminação.
São técnicas que se complementam. E para quem tem espaço limitado, como é no caso do cultivo indoor, é bem interessante!
Poda TOP + LST na prática
Em termos práticos: ao invés de você ter uma planta com um bud bem grande e outros pequenos, com apenas um galho em condição totalmente de prioridade. Você possui uma planta com vários top buds de tamanhos similares, recebendo nutrientes e luz em equilíbrio.
Da uma olhada no trabalho que foi feito com uma planta, de PODA TOP + LST. Veja o antes, o durante e o depois:
Depois, foram feitos amarras e defoliações de modo que a planta ficasse assim:
Agora, veja dois dias depois da foto acima:
Como resultado tivemos um aumento substancial no número de topos. Abaixo, marcado em vermelho a quantidade de gemas apicais que chegamos:
Veja abaixo galhos de uma planta que passou por uma Poda Apical e uma planta que passou por Poda Apical e LST:
Perceba como a planta que passa pelas amarras fica com os galhos mais espaçados entre si.
Esperamos ter contribuído e que agora seja mais fácil colocar a poda top em prática
Forte abraço,
Cultivando Cannabis