Cultivando Cannabis

Cultivando Cannabis

Como Secar uma Planta de Cannabis – Entenda Todo o Processo

Depois de todo o processo de cultivo, lindas flores foram colhidas, mas ainda não estão prontas para consumo. Chegou a hora de secar as flores da cannabis.

Primeiramente, parabéns! Chegar até o momento da colheita não é fácil. Muitos growers tem problemas e não conseguem chegar na colheita… 

Então, se você colheu suas próprias flores, parabéns, você já é um vencedor.

– Lembrando que o ponto ideal de colheita varia normalmente entre 8 e 9 semanas. A colheita ideal é quando os tricomas estão leitosos e eretos, mas isso varia também de acordo com o gosto do grower.

Se você quiser saber mais sobre ponto de colheita, acesse o link.

O processo de secagem da Cannabis é um processo fundamental e que não pode ser excluído de nenhum cultivo.

A Cannabis perde água e também ocorrem transformações nos seus componentes químicos. Até ela estar seca, pronta para ser utilizada e conservada.

Mas como secar a planta? Qual o tempo de secagem? Tem mais algum processo depois de secar?

Algumas dúvidas são muito comuns para quem está começando no cultivo e quer entender tudo, inclusive como secar a cannabis.

Temos um guia completo sobre como plantar cannabis, se tiver interesse, clique aqui.

Como secar uma Planta de Cannabis?

Secar a Cannabis após a colheita é algo relativamente simples. A ideia é deixar as flores em um local seco e arejado, de preferência com uma temperatura relativamente “baixa” acredito que ali na casa dos 22 graus.

A secagem também é feita no escuro, a luz degrada alguns componentes químicos da cannabis.

Podem ser utilizadas várias formas para secar a cannabis, como:

  • Utilizar o próprio grow desligado, pendurando as flores em cabides, por exemplo.
  • Utilizar esteiras de secagem, que são produtos específicos para esta finalidade.
  • Improvisar. A arte do cultivo tem muito sobre improvisação, olhar para uma finalidade e tentar entender como chegar lá. O meio pode variar, desde que cumpra certos requisitos.

Veja abaixo alguns exemplos de estrutura para secar a Cannabis:

Secar Cannabis Grow
Essas são flores de Cannabis sendo secas dentro do próprio grow onde aconteceu o cultivo indoor.

Essa é uma estrutura de secagem bastante artesanal feita com uma caixa e linhas, um exaustor fazendo ar circular com uma potência quase nula. Bastante eficiente, mas não melhor do que o grow…

Cuidado com o mofo

É muito importante prestar atenção no clima em que a Cannabis está secando. Isso porque, um problema com mofo pode colocar toda a colheita a perder.

Então, o ideal é que seja um ambiente com umidade baixa, como 50%, por exemplo, e com temperatura amena. Também é importante que haja troca de ar.

Quanto tempo demora para as flores da Cannabis ficarem secas?

Normalmente, demora algo em torno de 10 a 14 dias. Duas semanas é uma boa base.

O tempo de secagem da Cannabis pode variar um pouco com a umidade do local e constância de troca de ar. Ambientes mais úmidos podem demorar um pouco mais para atingir o ponto de secagem.

Mas, é importante dizer que a Cannabis deve secar de maneira natural e lenta, sem uma ventilação forte e direta.

Em hipótese nenhuma, o grower deve utilizar um ventilador ou um secador.

Peso dos buds antes e depois da secagem

As flores perdem bastante peso enquanto secam. Isso porque, boa parte dos pesos dos buds é de água e a maior parte dessa água é perdida.

Palavra grower: já pesei para ver o rendimento antes e depois da secagem e vi o peso cair em torno de 70%. Mas também já vi 60%. Tem vários fatores que podem modificar essa faixa, quando foi a última rega, já ouvi falar que a lua também…

Quanto pode render um pé de Maconha?

No final de tudo, quanto em peso pode render um pé de maconha?

A realidade é que essa pergunta é impossível de ser rendida, existem plantas de kilo, Cultivo Outdoor, com 3 metros… existem plantas de 10 gramas de flores.

Acredito que uma média de 50g por planta é algo já legal para começar. Mas varia bastante, espaço, tamanho do vaso, iluminação, genética, tudo é fator de influência no resultado final.

Palavra do grower: o que importa mais pra mim é qualidade, por isso eu tento escolher as melhores sementes/ genéticas, na hora de começar um cultivo e ser bem atencioso até ao final, quantidade é importante também. Quanto mais render, melhor, mas a qualidade para mim é o que mais importa… Claro que em se tratando de colheitas razoáveis né, também não quero nenhuma colheita sem fartura…

Tem gente que mede capacidade de rendimento pela potência da iluminação em Watts. Mas também não é algo preciso.

Apenas para quem trabalha com clones, em grande escala, de indústria e já conhece muito a genética e o setup, já é possível fazer uma previsão de colheita bem assertiva. O resto é todo mundo tentando acertar o melhor.

Outra dica é: não se apegue a isso, foco em fazer um bom trabalho e acabou… Rendimento e qualidade é consequência.

Existem alguns treinamentos que ajudam a Cannabis a alcançar um rendimento melhor, como:

E depois dos buds secos?

Quando os buds estão secos e no ponto para o consumo, é fato, as flores já podem ser degustadas… Maaaaaas, os buds podem ser curados e ficarem ainda melhores.

Como armazenar e curar a cannabis?

Para curar os buds, o ideal é armazenar em um pote de vidro hermético, de preferência em local escuro, com Boveda (sachê que controla a umidade dentro do ambiente) dentro.

Também existe uma nova tecnologia chamada Grove Bags, que são sacos de armazenamento de Cannabis que tem uma preservação de terpenos excepcional.

Ambos você pode encontrar pra comprar na internet, sem nenhuma dificuldade.

A cura é um processo gradual, a ganja muito velha perde qualidade, mas curada com entre 1 e 3 meses evolui legal…

De grower para grower: desconheço outra forma de curar a Cannabis com Boveda ou com a Grove Bag. Acredito que um armazenamento mal feito pode ser bem prejudicial para a manutenção da qualidade das flores, inclusive pode gerar problemas com mofo…

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress